Lev - dia 11

Ontem foi um dia determinante (ok, não exageremos. Foi importante.) no percurso da minha dieta. Não apenas porque este é um regime drástico que não nos permite fazer a nossa alimentação 'normal', ainda que adaptada, mas também porque foi o dia de avaliação profissional e que definiu os próximos passos.

Depois de ter partilhado convosco os resultados dados pela minha balança ontem de manhã, pude verificar, na consulta com o nutricionista ao final do dia, que os números referentes ao peso total perdido são iguais aos meus! Ou seja, confirma-se que perdi 2.9 kg em 10 dias

(podia terminar o post aqui, rematando-o tão bem, mas não vos vou deixar curiosos com o rumo que a conversa tomou).

A consulta

Embora o peso absoluto perdido seja, de facto, exactamente igual ao que me deu na minha balança, as taxas de massa gorda e magra são diferentes, mas não me vou alongar sobre o assunto. Deixarei essa avaliação para a última consulta na Lev, daqui a uns 20 ou 30 dias.

O nutricionista ficou espantado, com os olhos arregalados - sou franca -, com os resultados de ontem. Afirmou, e passo a citar, que "As pessoas magras têm mais dificuldade em perder peso e, nesta primeira fase, normalmente o peso perdido é mais baixo". Bem. As pessoas MAGRAS? Mas ele conhece-me? Que mania esta em insistir em "pessoas MAGRAS", quando, na verdade, continuo a afirmar que estou acima do meu peso normal (antes que haja exaltações: levemos esta abordagem para a brincadeira!). Adiante.

Continuou dizendo que as pessoas com excesso de peso têm uma facilidade muito maior em baixar os números na primeira fase da dieta Lev, pelo que foi uma vitória eu ter perdido quase 3 kg em apenas 10 dias quando, numa dieta convencional, sendo MAGRA (lá está ele), este processo poderia durar um mês ou mais.

Sobre a fome e a saciedade

Na passada semana, cruzei-me com o nutricionista e ontem voltámos ao tema abordado nesse dia. Eu. Sinto. Fome. Não, não é vontade de comer (aliás, isso também, mas sou capaz de controlar essa ansiedade). É mesmo fome. É curioso, porque o nutricionista diz que há um fenómeno que acontece, embora sem grande explicação: que as pessoas MAGRAS (porra) sentem muito mais fome que as pessoas com excesso de peso e que estas têm até dificuldade em fazer todas as refeições pretendidas.

Em todo o caso, por ser MAGRA (e ele insiste!), tenho de tentar reduzir ao mínimo as doses Lev diárias, para que o corpo continue a encontrar nas minhas reservas (leia-se: banhas) a energia de que precisa para o dia-a-dia. Concluindo: vou fazer seis refeições diárias, cinco das quais (no limite: cinco e meia!) serão da Lev.

Os próximos passos

O plano é cumprir um tratamento de 40 dias, pelo que a data prevista para término deste pesadelo-sem-comida-normal-ai-o-meu-pão-quente regime alimentar é 11 de Maio mas, devido a alguns eventos de foro social, terei de apontar para uma semana antes, a 3 de Maio. Ainda não falei disto com o nutricionista mas, até falar, o plano é fazer mais 10 dias de fase 1 e eventualmente 10 ou 15 de fase 2 e 10 ou 5 de fase 3, dependendo da evolução.

O que determinará a duração das fases é precisamente a fase em que estou. Como o meu organismo está privado de quaisquer tipo de açúcares ou gordura, continua a ir às reservas (daí o emagrecimento rápido). Contudo, depois de uns dias nesta fase, é normal que o metabolismo desacelere um pouco e que, por pouco tempo, isso provoque um desaceleramento na perda de peso. Isto significa que a perda de peso nos próximos dias não será proporcional à perda verificada até aqui. Contudo, rapidamente o metabolismo voltará ao normal. O objectivo é que, nestes próximos 10 dias, consiga chegar aos 4 kg de perda total. Considerando que já perdi 2.9 kg, acredito que chegarei aos 4.5 / 5 kg. Estou a ser optimista? Não sei. Mas, com tamanha dedicação, é impossível fazer mais do que tenho feito. Vamos lá ver se isto de ser MAGRA influenciará este processo de forma acentuada.

E asneiras? Há-as?

Não. Nem uma. E, se é possível fazê-las, não quero saber quais são. Ontem, na consulta, voltámos a falar sobre isto. O meu corpo neste momento está a alimentar-se da energia que tenho acumulada (gordurinhas, pessoas, gordurinhas!), pelo que o facto de eu lhe dar nem que seja um golinho de sumo de fruta pode significar uma quebra no processo de emagrecimento. Isto acontece porque o corpo QUER reservar a sua energia e, se eventualmente perceber que o estou novamente a ajudar a alimentar-se, vai parar de ir às reservas.

Segundo o nutricionista, se os dois ou três primeiros dias da Lev não são fáceis - porque o organismo entra em jejum, recorrendo aos açúcares e gorduras armazenadas no fígado -, imagine o que seria, depois de uma asneira, retomar o jejum sem açúcares e gorduras armazenadas. Há quem precise, até, de voltar à sua alimentação normal para que possa retomar este processo desde o início. E eu não estou para deitar a perder o que fiz até agora.

Asneiras fingidas

Já disse aqui que o melhor desta dieta - e por isso é que é a melhor para mim - é o facto de termos acesso a doces e a outras coisas BOWAS, super saudáveis e hipocalóricas, sem açúcares nem gorduras. Assim, sempre consigo passar melhor o dia bebendo o meu batido de chocolate, petiscando umas bolachinhas ou fazendo crepes de banana e chocolate. Haverá melhor que isto?

Saiba mais sobre a Lev

Descarregue aqui um pequeno livro da Lev que fala sobre esta dieta, onde encontrará explicações aprofundadas, testemunhos e sugestões.

P.s. já disse e volto a dizer: este não é um post patrocinado (oxalá fosse!)

0 comentários:

Enviar um comentário