Lev - dia 12

So far, so good. Hoje é o 12º dia de dieta e parece que passou uma eternidade. Entre períodos de maior euforia e outros de mais denso questionamento, a verdade é que já passou quase meio mês de adaptação alimentar. E é por isso que hoje vos falarei de sacrifícios.

Dieta: boa, má ou vilã?

Cada pessoa tem a sua luta (ou não). Há quem queira perder peso mas não precise, há quem precise mas não quer, há quem adapte o seu regime alimentar de acordo com as suas necessidades e crenças (seja por motivo de dieta, por adopção de hábitos biológicos ou vegetarianos, por gosto, etc.), há quem simplesmente não pense em comida, há quem tenha bons costumes interiorizados, há quem goste de acompanhar as tendências, and so on.



No meu caso, esta dieta está a servir para: 1. perder peso, permitindo-me voltar à minha forma 'normal'; 2. reeducar os meus hábitos alimentares. Vamos por partes, numa óptica sempre relacionada com os sacrifícios que uma dieta exige.
  1. No meu caso, pretendo perder peso. Como já disse antes, é importante encontrarmos a forma certa que nos permita alcançar os nossos objectivos (fazermos o contrário seria um contra-senso, right?), pelo que acabei por encontrar na Lev a forma ideal para atingir a minha meta. Só em duas ocasiões alcancei excesso de peso: durante as gravidezes. Se, após a primeira gravidez, decidi 'fechar' a boca radicalmente e avançar com uma dieta rigorosa para perder 7kg num mês (neste momento, nem sei como o consegui fazer), neste segundo momento a dificuldade foi muito maior. Depois de várias tentativas, recorrendo ao mais variado tipo de informação e experimentando vários métodos diferentes nos últimos tempos, finalmente acertei no que consegue ajudar-me a fazer este longo caminho. Talvez seja apenas uma questão de determinação, mas a verdade é que, para mim, esta dieta Lev (há outras semelhantes, como a PronoKal ou a Atkins) provou ser a que mais me ajuda.
  2. A reeducação de hábitos alimentares é, além da perda de peso, o maior benefício que vou retirar deste período de dieta, porque não só tenho vindo a aprender bastante (de forma mais fiável e personalizada) sobre os benefícios dos vários tipos de alimentos, como também sobre hábitos de alimentação e formas de confecção. Depois de 30 ou 40 dias a lutar para cumprir o meu objectivo, certamente esta 'lavagem cerebral' (eheheh) vai surtir efeitos a longo prazo.
Isto para dizer que não há bela sem senão. Se queremos algo, tudo o que fazemos tem de apontar nessa direcção. Todas as decisões que tomamos nos devem ajudar a dar mais um passo. Tudo o que fazemos deve contribuir para ficarmos mais perto do nosso objectivo. E, depois de lá chegarmos (e após uma dança da vitória), ganhamos muito mais do que o prémio por que lutámos: ganhamos experiência e informação. E isso é impagável.

0 comentários:

Enviar um comentário