Lev - dia 5

Não há grandes novidades sobre estes primeiros dias de dieta Lev. Tenho pensado em pesar-me, à semelhança do que tantas outras bloggers que optaram pelo tratamento Lev fizeram, mas não quero fazê-lo apenas ao 5º dia. Provavelmente, a balança já acusa algumas alterações, mas não deverão ser muito substanciais. Vamos esperar pelo 10º dia, sim? Estão todos tão curiosos como eu.


Estou na primeira fase da dieta Lev, o que significa o seguinte: começando este tratamento, sou obrigada desafiada a consumir apenas produtos da marca: alimentos, bebidas e suplementos. Por serem alimentos com baixo teor de gorduras e açúcares, estamos a induzir o corpo em entrar em jejum. Ao final de 48 horas, o corpo entra no processo de cetose, o que significa que vai automática e imediatamente recorrer às gorduras para as transformar na energia que preciso para o meu dia-a-dia (já falei nisto, eu sei, eu sei). Ou seja, o processo de emagrecimento começa no terceiro dia. Pelos relatos que encontro na Internet, há pessoas que perdem cerca de 300 gr diariamente nesta primeira fase que, quando mais longa for, mais depressa contribuirá para a perda de peso. Uma das grandes vantagens desta dieta cetogénica é que não há grandes alterações a nível do açúcar no sangue, pelo que acessos de fome não são esperados, enquanto os níveis de energia se mantêm muito equilibrados durante todo o dia - precisamente porque o corpo está a ser fornecido com energia de uma forma ininterrupta.

Porque é que se fala tanto de cetose hoje em dia?

A revolução industrial trouxe enormes alterações à forma como vivemos e uma delas foi, nem será preciso referir, o processamento de produtos, nomeadamente no sector alimentar. Hoje em dia podemos considerar, por um lado, o acesso a comida processada e nutricionalmente pobre, e, por outro, campanhas de marketing altamente direccionadas e estudadas pormenorizadamente que incentivam ao consumo frequente deste tipo de alimentos. Há uns (bastantes) anos, o sector da alimentação era muito diferente: os produtos eram transformados normalmente em casa, através da confecção culinária, e eram muito mais ricos em termos de nutrientes. Li algures na Internet esta semana (esqueci-me de guardar o site) que, há poucas décadas, as pessoas viviam constantemente neste estado, pois era o estado normal do organismo. Com um consumo demasiado elevado de gorduras e açúcares, começou a notar-se globalmente o aumento médio do peso das pessoas.

Podem aceder a este artigo muito completo, inclusivamente com explicações a nível molecular, do que é este processo orgânico.

Imagem retirada daqui.

0 comentários:

Enviar um comentário